De acordo com o estilo de vida, idade e genética doenças graves têm mais chances de aparecer. Para estar prevenido caso algo aconteça e se preparar com os tratamentos adequados, o seguro de doenças graves ajuda no planejamento financeiro e familiar, dando o suporte necessário.
O que é o seguro de vida para doenças graves?
O serviço garante para o segurado a cobertura de doenças graves, sendo o pagamento de uma indenização caso comprovado o diagnóstico de uma das doenças enquadradas como grave.
Para receber a indenização, o diagnóstico da doença deve ocorrer durante a vigência da cobertura e após o período de carência, 180 dias para Esclerose Múltipla e 90 dias para as demais doenças.
Para realizar a contratação desse serviço é necessário seguir alguns passos: preencher a Proposta de Adesão e responder a declaração de saúde. Após, a seguradora tem 15 dias para analisar a proposta, podendo aceitar de imediato ou solicitar exames complementares.
Para solicitar a indenização, deve haver a comprovação do diagnóstico e sobrevivência do segurado de 30 dias após o resultado positivo. Quando a indenização ocorrer a cobertura é automaticamente excluída da apólice, caso tiver outros serviços contratados, como cobertura de morte e assistência funeral, eles permanecem.
O valor da indenização pode ser utilizado da maneira que o segurado desejar. Auxiliando em tratamentos, cirurgias, medicamentos ou viagens.
Quais as doenças graves mais comuns englobadas nos seguros?
- Diagnóstico positivo de Acidente Vascular Encefálico (Derrame);
- Câncer, apenas malignos;
- Cirurgia de Revascularização Miocárdica com Implante de Pontes Vasculares nas Artérias Coronarianas (Bypass);
- Cirurgia da Aorta;
- Insuficiência Renal;
- Infarto Agudo do Miocárdio;
- Transplante de Órgãos;
- Cirurgia das Valvas Cardíacas;
- Esclerose Múltipla;
- Doença de Alzheimer.
Lembrando que deve ser verificado diretamente com a seguradora no momento de contratar o serviço, pois de uma seguradora para outra pode haver mudanças.
Pra quem é indicado adquirir este serviço?
A aquisição da cobertura para doenças graves é indicado tanto para jovens como para adultos. A idade mínima é de 18 anos e a máxima de 69 anos.
Se houver casos de doenças graves na família, quando mais cedo possuir o plano, melhor será o planejamento financeiro.
Como realizar o resgate da indenização de seguro de vida para doenças graves?
Para solicitar o resgate é necessário a comprovação do diagnóstico positivo de alguma das doenças enquadradas como graves através de exames médicos e da sobrevivência do segurado por 30 dias após a solicitação.
Quais as vantagens em adquirir o seguro de vida para doenças graves?
Uma das grandes dúvidas ao pensar em contratar o seguro de vida para doenças graves é qual a vantagem em possuir esse serviço.
Apesar de todo o cuidado com a saúde durante a vida, por meio de exames de rotina diários e acompanhamento médico, algumas situações podem ocorrer sem previsão. Além do abalo emocional e familiar que uma doença pode causar, há também o impacto financeiro.
Possuir o seguro de vida para doenças graves é realizar um planejamento financeiro mensal para caso essa fatalidade venha acontecer, muitas vezes por causa da genética e outras de acordo com o estilo de vida praticado.
Cuidado com a saúde.
Cuidar da saúde é fundamental para ter uma vida longa e saudável. Realizar os sonhos pessoais e profissionais, aproveitar o tempo com a família e amigos, viajar, aprender coisas novas, tudo isso requer energia e saúde.
O cuidado com a saúde não é uma prática que deve ser realizada somente quando aparecer alguma doença ou na terceira idade. Para manter a saúde sempre em dia algumas ações devem ser iniciadas ainda jovens e praticadas durante toda a vida.
Pode parecer difícil, mas manter a saúde em dia é questão de hábito. Separamos algumas dicas para pôr em prática e cuidar mais da saúde.
Dicas para manter uma vida saudável.
- Praticar atividades físicas que goste;
- ter uma alimentação saudável;
- realizar todas as refeições no dia;
- beber água;
- realizar atividades para relaxar, como ler um livro, ouvir música ou viajar;
- estar cercada de pessoas positivas;
- consumir produtos naturais e ricos em nutrientes;
- evitar alimentos processados e gordurosos;
- evitar o uso de cigarros e similares;
- evitar o uso em excesso de bebidas alcoólicas;
- ter oito horas de sono diárias;
- evitar utilizar aparelhos eletrônicos antes de dormir para não atrapalhar o sono;
- procurar um médico sempre que necessário.
Cuidar da saúde é importante em qualquer idade e situação, somente assim é possível viver com mais qualidade dividindo as coisas boas ao lado de quem se ama. Quando mais cedo esses hábitos estiverem presentes na rotina, melhor será a sua saúde.
Como algumas situações não são possíveis prever, derivadas de doenças genéticas, por exemplo, ter uma segunda opção para esses casos é a melhor alternativa. Procurar um seguro que atenda as necessidades da sua saúde é investimento em tempo e qualidade de vida.
Ficou com alguma dúvida referente ao seguro de vida para doenças graves? Não perca tempo e vem conversar conosco sobre esse assunto tão importante, a sua saúde e de sua família.